Astronomia Estelar

 

Astronomia estelar é o estudo das estrelas, no entanto, existem planetas, galáxias, nebulosas e muitos outros objetos que compõem o universo. Os astrônomos observam os locais e movimentos dos corpos celestiais. No entanto, quase todos os astrônomos estão interessados em mais do que apenas observar esses objetos. Eles também buscam respostas para perguntas como "do que são feitas estrelas?" e "Como elas criam sua luz?". Por essa razão, alguns astrônomos também são astrofísicos. Eles estudam processos físicos e químicos que ocorrem no universo para obter uma maior compreensão do universo.

Astrônomos trabalham em muitas áreas especializadas. Por exemplo, astronomia estelar é simplesmente o estudo das estrelas. Astrônomos solares estudam o Sol – a estrela mais próxima da Terra. Astrônomos planetários estudam as condições nos planetas. Cosmólogos estudam as estruturas e a história do universo como um todo, desenvolvendo as grandes teorias como as teorias do Big Bang, Steady State e String.

Ao contrário da maioria das outras ciências, astronomia estelar e astronomia planetária são campos em que amadores podem fazer contribuições significativas. Por exemplo, astrônomos amadores desempenham um papel importante no estudo de estrelas variáveis. Tais estrelas variam em brilho ao longo do tempo. O estudo dessas estrelas fornece informações sobre distâncias no universo. Mas há muitas estrelas variáveis para os profissionais ficarem de frente com elas.

Os membros interessados neste campo acessível de astronomia estelar podem participar da seção de estrelas variáveis da Associação Astronômica Britânica e da JAS (Associação Astronômica Júnior) no Reino Unido; a Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis, fazer muitas das observações dessas estrelas. Alguns outros grupos amadores trabalham juntos em busca de estrelas que se iluminam de repente. Tal estrela é chamada de nova ou supernova. Astrônomos amadores também observam e fotografam a lua, planetas e galáxias, bem como eclipses e outros eventos astronômicos.

Astronomia é uma das ciências mais antigas. Os ramos mais antigos da astronomia são essencialmente astronomia estelar e astronomia planetária, pois podem ser perseguidos usando apenas a olho nu. A cosmologia existia, mas um nível rudimentar baseado em adivinhação e mito.

A astronomia começou nos tempos antigos com a observação de que os corpos celestiais passam por ciclos regulares de movimento. ao longo da história, o estudo desses ciclos tem servido a propósitos práticos como manter o tempo, marcar a chegada das estações do ano e navegar com precisão no mar.

Já em 200 a.C., os babilônios mapearam as posições dos corpos celestiais para prever eventos na terra. A realização de tais previsões é chamada de astrologia e é baseada na crença de que as posições das estrelas e planetas influenciam o que acontece na Terra. Os antigos egípcios, gregos e romanos também previram a astrologia, e muitos astrônomos acreditavam nela.

Fonte: astrodictionary.org.uk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação das Estrelas

O que é um PULSAR

Complexos jovens formadoras de estrelas detectados na galáxia NGC 4324