Complexos jovens formadoras de estrelas detectados na galáxia NGC 4324

 A imagem da NGC 4324 em cores combinadas tirada do levantamento SDSS, DR9. Crédito: Ahn et al., 2012. 

Usando o Observatório da Montanha do Cáucaso, astrônomos russos investigaram uma galáxia lenticular próxima conhecida como NGC 4324. Eles detectaram jovens complexos formadores de estrelas no anel interno desta galáxia. As descobertas, apresentadas em 14 de outubro no arXiv.org, podem melhorar nosso conhecimento sobre a formação e evolução da NGC 4324. 

Localizada a cerca de 85 milhões de anos-luz de distância na constelação de Virgem, NGC 4324 (também conhecida como UGC 07451) é uma galáxia lenticular do tipo primitivo com cerca de 66.000 anos-luz de tamanho. Tem uma massa estelar de cerca de 56 bilhões de massas solares, enquanto sua massa total é estimada em pelo menos 10 vezes maior. 

Observações anteriores da NGC 4324 descobriram que ela contém uma quantidade significativa de gás e revelaram sua estrutura notável – um anel azul brilhante de formação estelar embutido em um disco estelar de grande escala típico de galáxias lenticulares. 

Uma equipe de astrônomos da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou, na Rússia, liderada por Irina Proshina, inspecionou o padrão de formação estelar no anel de NGC 4324. Para isso, eles usaram o telescópio de 2,5 m do Observatório da Montanha do Cáucaso. O estudo foi complementado por imagens de arquivo dos inquéritos SDSS, GALEX e WISE. 

“Decidimos tirar imagens completas da galáxia NGC 4324 em estreitas faixas fotométricas centradas nas linhas de emissão Hα e [NII]γ6583 com o instrumento MaNGaL – um mapeador com um filtro ajustável… As observações foram realizadas em 17 de abril , 2018, com o telescópio de 2,5 m no Observatório da Montanha do Cáucaso”, escreveram os pesquisadores no artigo. 

Ao todo, o estudo detectou 18 complexos formadores de estrelas jovens (aglomerados) com um tamanho médio de cerca de 1.600 anos-luz. Os maiores aglomerados revelaram ter massas estelares estimadas atingindo 10 milhões de massas solares. Os resultados sugerem que as explosões de estrelas nesses aglomerados começaram muito recentemente – dentro de 10 milhões de anos. 

Os astrônomos explicaram que as estrelas que poderiam ser formadas durante uma explosão estelar anterior que ocorreu cerca de 200 milhões de anos atrás, não podem contribuir agora para que a luminosidade do ultravioleta distante (FUV) já tenha explodido, ou seu pico de luminosidade agora mudou para o próximo. ultravioleta (NUV), levando ao mergulho observado no FUV dos aglomerados. 

De acordo com a pesquisa, há uma regularidade na distribuição de complexos de formação de estrelas no anel de NGC 4324. Isso sugere que os mecanismos físicos de formação de estrelas em escalas locais são os mesmos em galáxias espirais e lenticulares.

 Os pesquisadores concluíram que suas descobertas confirmam a hipótese sobre a possível alimentação do disco em NGC 4324 com gás através da entrada de galáxias satélites ricas em gás ou nuvens gigantes. 

“Aglomerados são formados no anel devido à instabilidade gravitacional, na qual a formação estelar se inflama. A formação estelar subsequente desencadeada no anel gasoso são provavelmente as ondas de choque de complexos em evolução de estrelas OB massivas – os primeiros aglomerados formados de estrelas jovens no planeta. 

Além disso, a queda de um satélite ou uma nuvem gigante de gás no disco galáctico pode servir como um gatilho para outra explosão estelar. da formação de estrelas tanto no espaço (no anel) quanto no tempo”, explicaram os autores do artigo.

Fonte: phys.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação das Estrelas

O que é um PULSAR