Tamanhos das Estrelas

Em 1879, o físico austríaco Josef Stefan, que está interessado na radiação dos corpos quentes, descobriu que a energia total emitida por um objeto é proporcional à potência 4 de sua temperatura absoluta. As descobertas maior estrela são quilowatts Sagitarii, V354 Cephei e KY Cygni, são cerca de 1 500 vezes maior que nosso sol. Nosso Sol tem um diâmetro de 1 392 000 km.

Betelgeuse é uma super gigante vermelha, uma das maiores estrelas conhecidas. Seu raio é estimado em cerca de 900 vezes a do Sol, se Betelgeuse era o centro do nosso sistema solar se estenderia entre a órbita de Marte e de Júpiter.
Antares super gigante vermelha mais próximo de nós tem um diâmetro de cerca de 700 vezes a do Sol, ou quase 1 bilhão de quilômetros.

Aldebaran é uma gigante vermelha de magnitude 0,86 e tipo espectral K5 III, o que significa que é laranja, grande e tem deixado a seqüência principal, depois de utilizar todo seu hidrogênio. É basicamente queima de hélio e atingiu um diâmetro 45 vezes solar.

Rigel é um gigante azul super, 55 000 vezes mais brilhante que o sol. Com um diâmetro de cerca de 116 000 000 km, cerca de 35 vezes a do Sol, Rigel estender à órbita de Vênus em nosso sistema solar.
Arcturus é 20 vezes maior do que o sol, sua magnitude é de -0,04 ea sua distância do sol é ~ 37 anos-luz.

Pollux é de cerca de 8 vezes maior do que o sol, sua magnitude é de 1,09 e sua distância do Sol é de aproximadamente 33,7 anos luz.
* Tamanho em relação a algumas estrelas super gigantes como Antares, Betelgeuse, Rigel, Aldebaran e algumas anãs brancas como Arcturus, Pollux, Sirius e do Sol.

nota : Graças à lei de Stefan-Boltzmann, os astrônomos podem calcular os raios das estrelas. O brilho de uma estrela está escrito L = 4πσR2T4 L é a luminosidade, σ é a constante de Stefan-Boltzmann, R é o raio da estrela e T sua temperatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Complexos jovens formadoras de estrelas detectados na galáxia NGC 4324

Classificação das Estrelas

O que é um PULSAR