Grupo Local de Galáxias

Um membro do Grupo Local de galáxias, a galáxia irregular Sextans A está 4,3 milhões de anos-luz distante. As brilhantes estrelas em primeiro plano da Via Láctea aparecem amareladas nesta imagem. Atrás delas encontram-se as estrelas de Sextans A com jovens aglomerados de estrelas azuis claramente visíveis.

O Grupo Local é o grupo de galáxias que inclui nossa Galáxia, a Via Láctea. O grupo abrange mais de 35 galáxias, com o centro gravitacional localizado entre a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda. As galáxias do Grupo Local cobrem uns 10 milhões de anos-luz de diâmetro e tem uma aparência binária. A massa total do grupo é estimado em (1.29 ± 0.14) × 1012 de massas solares[1]. O próprio grupo é um dos muitos em todo o Superaglomerado de Virgem. Os dois membros mais massivos do grupo são a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda. Estas são duas galáxias espirais e cada uma tem um sistema de galáxias satélites.
  • A Galáxia do Triângulo, a terceira maior galáxia e a única espiral não barrada no Grupo Local, pode ou não ser uma companheira da Galáxia de Andrômeda, apenas tem uma galáxia satélite, Pisces (LGS 3).
  • A qualificação de membro para NGC 3109, e suas companheiras Sextans A e Antlia, é duvidosa devido a suas extremas distâncias para o centro do Grupo Local.
Os outros membros do grupo são gravitacionalmente separadas dos subgrupos maiores: IC 10, IC 1613, Anã de Phoenix, Leo A, Anã de Tucana, Anã de Cetus, Anã Irregular de Pegasus, Wolf-Lundmark-Melotte, Anã de Aquarius e Anã Irregular de Sagittarius.

História
Edwin Hubble foi o primeiro a identificar o Grupo Local, no capítulo VI do seu livro The Realm of Nebulae (Hubble 1936, págs. 124-151). Ele descreve "um típico e pequeno grupo de nebulosas o qual está isolado no campo geral". No livro, ele descreve por luminosidade decrescente, e os membros são M31, a Via Láctea, M33, a Grande Nuvem de Magalhães, a Pequena Nuvem de Magalhães, M32, NGC 205, NGC 6822, NGC 185, IC 1613 e NGC 147. Ele também identifica IC 10 como um possível membro do Grupo Local. No anos 70, desde o trabalho dele, o número de membros conhecidos no Grupo Local tem aumentado de 12 para 36, em 2003. Este foi de modo, quase duas dúzias de galáxias de baixa luminosidade.

Galáxias componentes
Mapa

Fonte: WIKIPEDIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Complexos jovens formadoras de estrelas detectados na galáxia NGC 4324

Classificação das Estrelas

O que é um PULSAR